quarta-feira, 10 de julho de 2013

V de Vingança



Resolvi falar sobre esse filme por causa desse clima de revolução que o nosso país está passando, com as pessoas acordando para a realidade do Brasil.

Para mostrar como esse filme foi significativo para a nossa revolução, temos o exemplo de varias pessoas na rua com a máscara  do revolucionário e em cartazes a sua frase mais famosa :
''O povo não deve temer seu estado. O estado deve temer seu povo.''





A história começa após o fim do conflito político, com os campos de concentração desativados e a população complacente com a situação, até que surge "V" — um Anarquista que veste uma máscara estilizada de Guy Fawkes e é possuidor de uma vasta gama de habilidades e recursos. Ele então inicia uma elaborada e teatral campanha para derrubar o Estado.
No processo, conhece Evey, garota que perdeu os pais durante a guerra. Evey é tratada por V como aprendiz, sempre sendo apresentada à resquícios de uma cultura perdida por causa da guerra e degradação da sociedade.

Curiosidades:


O filme foi visto por muitos grupos políticos como uma alegoria da opressão do governo.
Libertários usaram isso como uma afirmação conservadora contra a intervenção governamental na vida dos cidadãos. Anarquistas usaram esse filme para propagar a teoria política do anarquismo.

*V de Vingança usa a Conspiração da Pólvora como inspiração histórica para V, o que contribui para a sua linguagem e aparência.Por exemplo, os nomes Rookwood, Percy e Keyes são usados ​​no filme, que também são os nomes dos três os conspiradores pólvora (Ambrose Rookwood, Thomas Percy e Robert Keyes).

* A personagem Valerie foi enviada para um centro de detenção por ser homossexual e depois sofre experiências médicas, em referência à perseguição de gays e judeus pela Alemanha nazista. O nome de Adam Sutler é inspirado pelo nome de Adolf Hitler.
O discurso histérico do Sutler também é inspirado no estilo de Hitler, embora seus alvos de perseguição agora incluem muçulmanos, em vez dos judeus que Hitler perseguia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário