domingo, 13 de outubro de 2013

Hotaru no Haka - Túmulo dos vagalumes

É um dos filmes mais emocionantes que eu já assisti,do começo ao fim me enchendo de lágrimas, e o que me tocou foi a luta e a perseverança do garoto tentando de tudo para em meio á Segunda Guerra Mundial manter a sua irmã segura.

Um filme desses nos faz pensar mais afundo sobre a guerra como o que ela nos traz? ou ela nos tira? e será que vale a pena o sofrimento e a morte de tantas pessoas por uma luta que na maioria das vezes nem é nossa.

Hotaru no Haka para quem quer se emocionar e saber mais quais os efeitos desastrosos que uma guerra pode trazer a um inocente casal de irmãos que estavam vivendo uma vida normal até a guerra estourar e transformar drasticamente suas vidas - filme inspirado em fatos verídicos.



O filme relata a história de dois irmãos, Seita e Setsuko, no período da Segunda Guerra Mundial no Japão. O pai deles é convocado a defender o país na guerra, pois faz parte da marinha japonesa, e a mãe falece em um bombardeio de aviões norte-americanos.
A partir daí, o filme mostra a luta pela sobrevivência das duas crianças, em meio à pobreza e miséria que assola o país. Fome, doenças e a falta de generosidade e sensibilidade dos adultos faz deste percurso um dos filmes mais bonitos e comoventes sobre o trágico quadro gerado pela guerra.



  • Curiosidades:

 * Baseado na história real de Akiyuki Nosaka, contada no livro "Haturo no Haka", de 1967.

 * O filme foi produzido simultaneamente a Meu Amigo Totoro (1988), de Hayao Miyazaki. Na sequência os dois filmes foram lançados e exibidos juntos, como um programa duplo. Muitas pessoas, no entanto, não assistiam a O Túmulo dos Vaga-Lumes por não desejarem sair do cinema tristes depois da alegria proporcionada pelo filme de Miyazaki, que costumava ser projetado primeiro.

 * Duas versões do filme com atores já foram produzidas no Japão, uma em 2005 - exclusiva para a televisão, em comemoração ao 60º aniversário do fim da Segunda Guerra - e uma em 2008.





Vocês podem assistir aqui:



Nenhum comentário:

Postar um comentário