Kirikou e a feiticeira
Kirikou é um garoto pequeno, mas muito inteligente e com dons especiais, que nasceu em uma pequena aldeia sob a maldição de uma cruel feiticeira, que secou as fontes de água e seqüestrou todos os homens da região. Encontrando amigos e seres fantásticos pelo caminho, Kirikou resolve combater a malvada feiticeira para salvar sua aldeia. História baseada em uma lenda da África Ocidental. Vencedor do Grande Prêmio do Festival International du Film d'Animation de Annecy. Do mesmo diretor dos longas-metragens Príncipes e princesas e As Aventuras de Azur e Asmar, o filme teve uma continuação, Kirikou – Os Animais selvagens.
Kirikou – Os Animais selvagens
Do fundo da sua Caverna Azul,o avô de Kirikou declara: '' A história de Kirikou continua.No primeiro filme não havia tempo para contar tudo o que Kirikou conseguia fazer.Meu neto viveu muitas coisas legais que não devemos esquecer.Ouça,então,enquanto eu conto a você mais histórias sobre Kirikou...''. Assim o avô de Kirikou começa a narrar como o esperto menininho aprendeu a ser jardineiro,detetive,artesão,comerciante,viajante e doutor.. enquanto continuou sendo sempre o menor e mais bravo dos heróis.
Persépolis
Marjane Satrapi é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.
Contos da noite
Todas as noites, um garota, um garoto e um senhor idoso se encontram em um pequeno cinema, que aparenta estar abandonado. Lá dentro, os três criam histórias, escrevem, desenham, vestem fantasias... Eles criam diversas histórias mágicas passadas em uma noite onde tudo é possível.
As Aventuras de Azur e Asmar
Os meninos Azur e Asmar foram criados juntos pela mesma mulher, Jenane. Azur é loiro e tem olhos azuis, além de ser filho de um nobre. Já Asmar tem olhos e cabelos pretos, sendo filho de Jenane, ama-de-leite que cuida de Azur. Eles cresceram como se fossem irmãos, até serem separados quando Jenane parte com o filho. Asmar cresce ouvindo as histórias da mãe sobre a lendária Fada dos Djins e, quando se torna adulto, decide partir à sua procura, contando com a ajuda do andarilho Crapoux. É quando Azur e Asmar se reencontram, agora não mais como irmãos mas como rivais na busca da Fada.
Príncipes e princesas
Uma menina e um menino encenam fantásticas peças de teatro de sombras, auxiliados por um velho técnico desempregado. As crianças se transformam em herói e heroína de seis contos e viajam para todos os cantos do mundo, indo do passado remoto ao futuro distante. Príncipes e Princesas é uma animação criativa que deslumbra crianças de todas as idades, mostrando a beleza do Antigo Egito, a poesia da arte japonesa, o romance da Idade Média e os prodígios do ano 3000.
Os contadores de história
Os pais contadores de histórias soltam a imaginação em uma avalanche de duendes, batalhas entre máquinas e heróis, princesas, dinossauros e alienígenas!
Apesar dos traços simples, é uma animação com humor para crianças e também adultos. Paralelo ao 'drama' do Sr Laurenté, que tenta ganhar o concurso e ainda manter seu emprego, as histórias contadas usam e abusam de personagens históricos e da cultura pop, com sátiras inteligentes e divertidas, como Zorro, Michael Jackson, Ray Charles, Mick Jaegger, etc.
Zarafa
Sob um baobá, um velho conta às crianças a história da amizade entre Maki, de apenas 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã. O animal foi dado ao rei francês Charles X por Muhammad Ali, do Egito. Em meio a uma longa jornada que vai do Sudão até Paris, Maki e Zarafa vivem diversas aventuras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário